top of page

Gestor: você sabe gerir conflitos?

Conflitos fazem parte da rotina de qualquer empresa, sendo assim, as academias estão dentro desta realidade. Se bem gerenciados, eles podem ser bem proveitosos, mas você está preparado para enfrentar esta situação?

Saber lidar com conflitos é um dos primeiros passos para se alcançar o sucesso com a sua equipe de trabalho. Este assunto é tão corriqueiro que existem pesquisas específicas que destacam o quanto as questões, que envolvem relacionamentos entre pessoas, são de suma importância para o bom desempenho da equipe. Segundo pesquisas, cerca de 85% do sucesso profissional vem da competência de relacionamento e somente 15% de competências técnicas.

Se o seu desejo é harmonia entre os colaboradores da academia e um ambiente agradável, leia este artigo até o final.


Qual o papel do gestor?

Ser gestor é liderar. É ser capaz de identificar as demandas, buscar soluções e saber orientar a sua equipe.

Não é atoa que o gestor está a frente da equipe, mas para que a sua tarefa seja bem executada, é preciso estar capacitado para o papel.

E, para isso, destacamos 5 funções básicas de um gestor:

· Bombeiro – o “apagador de incêndios”, isto é, aquele capaz de acalmar os ânimos mais exaltados.

· Mediador – busca a melhor solução, preservando as relações entre os colegas de equipe.

· Conciliador - busca a melhor solução de acordo com todos os envolvidos.

· Árbitro - decide quando não há uma solução entre as partes. Oferece tratamento igualitário, no qual os envolvidos são ouvidos antes da decisão final.

· Avaliador - identifica os principais responsáveis pelos conflitos e reflete, caso a caso, para decidir qual a melhor solução.


Qual a importância de gerar conflitos?

Bem, é sabido que uma equipe em constante conflito gera atitudes negativas e prejudiciais para o bom andamento da rotina de trabalho.

Um clima desorganizado e conflituoso torna os colaboradores mais dispersos, estressados e com comportamentos individualistas e, isso não é nada bom para a sua academia.

Saber gerenciar estes pontos negativos e coletar informações positivas podem ser o grande passo para harmonizar o ambiente.


Estágios do conflito

Antes mesmo de tentar resolver os conflitos é preciso saber em que estágio eles estão. Existem diferentes tipos de problemas e em diferentes níveis de profundidade. Perceber em que estágio o problema está torna a solução mais efetiva.

· Conflito latente - oculto, não foi sentido ou percebido pela equipe, mas existe.

· Conflito percebido – não foi mapeado, mas afeta a equipe. Ainda não há declaração ou situação explícita.

· Conflito sentido – envolve as emoções da equipe, gerando estresse, raiva, insatisfação, desmotivação, competição, além de outros sentimentos negativos.

· Conflito manifesto – aqui fica evidente o problema e gera comportamentos negativos que afetam toda a equipe.


Como gerir conflitos na academia?

Gerir conflitos não é tarefa fácil, bem pelo contrário, exige paciência, saber ouvir, ser imparcial e acima de tudo empático.

O bom gestor precisa ser empático, precisa se colocar no lugar do colaborador, entender a sua dor e não desdenhar sobre a dificuldade ou problema.

Na hora de definir metas e ações é precisa deixar claro que independente da decisão ninguém sai perdendo, ou seja, a relação tem de ser ganha-ganha.

Para facilitar o processo da gestão de conflitos na sua academia, separamos 7 dicas para uma gestão assertiva e eficaz.

ü Facilite a comunicação – uma comunicação clara, transparente, objetiva e sem ruídos pode evitar alguns problemas dentro da academia como fofocas e conversas paralelas. Criar grupos de conversa em aplicativos pode ser uma boa pedida, assim todo mundo tem acesso.

ü Identificação da origem do conflito – converse francamente com os envolvidos para ouvir todas as versões. Depois disso, será mais fácil identificar a raiz do problema e buscar as soluções. Ser imparcial é fundamental.

ü Se inclua no problema – o bom gestor está sempre junto da sua equipe, ele faz parte do grupo. É importante deixar claro aos colaboradores que todos são responsáveis e estão envolvidos no problema. Sendo assim, todos devem agir de forma colaborativa.

ü Negocie a solução – negociar dá trabalho, mas é a maneira mais assertiva para evitar descontentamentos e ressentimentos. Procurar uma solução em grupo, no qual todos podem opinar pode ser interessante. A negociata pode levar um tempo, afinal pessoas pensam de maneiras diferentes, porém se todas forem ouvidas e respeitadas, as chances de sucesso são bem maiores.

ü Estabeleça prazo – assim todos ficam atentos e dispostos para colocar a solução em prática e evita que a solução fique apenas no papel e no diálogo.

ü Crie um sistema de gestão de conflitos – criar um documento no qual estejam claros os passos e ações diante dos problemas. Esse sistema precisa estar à disposição de todos os envolvidos. O objetivo é criar uma rede de suporte voltado para a identificação e solução de conflitos.

Abaixo, as principais atividades que podem compor esse sistema:

  • feedbacks sobre o ambiente de trabalho;

  • edição das ações e passos do sistema de gestão sempre que preciso;

  • avaliações de desempenho para promover um tratamento igualitário;

  • criação de programas de treinamento para qualificar os profissionais em técnicas de resolução de conflitos, especialmente, os gestores;

  • estabelecimento de canais de comunicação com função de ouvidoria, recebendo reclamações e sugestões.

ü Aplique pesquisas de clima – por meio de conversas e questionários voltados para a identificação do conflito você identificará a raiz do problema e saberá qual a melhor alternativa para a resolução. Com isso, as decisões serão embasadas em dados concretos e não apenas em percepções e “achismos”.

Enfim, acredito que agora ficou um pouco mais claro que conflitos podem ser positivos, e que há técnicas e solução para tudo, não é? Divergências podem apontar para novas ideias, novos pontos de vista, novas metas e perspectivas. Problemas sempre existirão, o importante é estar preparado e disposto a aprender, sempre!


 
 
 

Comentários


  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©magnoslima.com.br  Todos os direitos reservados.

bottom of page