Como aplicar a cultura de inovação na sua empresa!
- Marketing Plation

- 25 de ago. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 10 de jun. de 2022
Primeiramente, precisamos entender o que é inovação. Essa palavra tão usada hoje em dia quase beira a banalização, mas é uma parte fundamental para quem deseja alcançar o sucesso e permanecer por um longo período no lugar mais alto do pódio.
Acontece que inovar não é tão simples assim, mas não se preocupe! Aqui você vai encontrar algumas dicas para facilitar o processo.

Voltando ao conceito de inovação. Segundo o dicionário, inovação é: aquilo que é novo, coisa nova, novidade. Poderia apostar que, quando você ouve ou lê a palavra INOVAÇÃO, a primeira coisa que vem à mente é TECNOLOGIA. É quase automática esta associação, porém não é só sobre tecnologia. É possível inovar sem ser com novas tecnologias e mesmo assim atingir resultados bem positivos.
Para inovar, é preciso criar um ambiente propício, criar uma cultura capaz de inspirar as pessoas e potencializar as mentes pensantes do negócio. Como exemplo de inovação, podemos destacar uma questão bem importante, os valores, princípios, normas internas e missão da empresa.
Afinal, o que é cultura de inovação?
Resumidamente é uma maneira diferente de avaliar e trabalhar os processos dentro da academia, ou seja, um olhar mais livre e sem barreiras. A academia que deseja incorporar uma cultura de inovação não pode ter medo de errar nem de assumir riscos.
Vale a pena inovar?
Obviamente que sair da zona de conforto pode gerar inseguranças, porém se você quer se destacar, fazer diferente da maioria, então inovar é preciso. Arriscar faz parte do negócio, mas não de maneira inconsequente, de qualquer jeito. Pelo contrário, arriscar com a segurança de um bom planejamento. É necessário encarar a inovação com um investimento, como uma vantagem competitiva que lançara a sua academia para outro patamar. Não é o mais forte que sobrevive! Segundo Darwin, quem sobrevive é quem está mais preparado para mudanças, ou seja, o mais adaptável.
Como aplicar a cultura de inovação na sua academia?
Agora que você entendeu um pouco sobre o conceito de inovação e cultura de inovação, vamos ao que realmente interessa. Como aplicar essa cultura na sua academia.
Primeiramente, troque o “NÃO” por “POR QUE NÃO?”. Somente com essa mudança de pensamento, já se percebe uma abertura para novas possibilidades. Por vezes, partir de algo totalmente improvável surgem grandes ideias. Um grande norteador para a implementação de uma cultura de inovação é o conhecimento. Manter-se antenado com as grandes tendências do mercado, também é uma ótima alternativa.
A seguir, destacamos mais algumas considerações sobre cultura de inovação.
Incentive a criatividade coletiva – estimule a criatividade dos colaboradores criando ambientes nos quais suas ideias e percepções sejam consideradas e avaliadas. Quanto mais ideias, mais aguçada será a criatividade e quanto mais criatividade, mais inovação.
Promover a capacitação dos colaboradores – de nada adianta criatividade se não for possível colocá-la em prática e, para isso, é preciso conhecimento técnico. Portanto, invista na capacitação dos colaboradores.
Espaço para novas ideias – não desperdice uma ideia logo “de cara”, pare e pense sobre. Novas ideias surgem o tempo todo e em qualquer lugar, então, esteja preparado quando elas surgirem para não as desperdiçar por puro descaso.
Mude a forma de encarar os “erros”- a tendência natural é de sempre descartar o erro para que ele jamais volte a acontecer. Porém, os erros não são negativos, eles fazem parte do processo e são ótimos motivos para nos fazer PARAR e olhar para o todo.
Veja as tecnologias como aliadas – sim, elas podem ajudar muito, otimizando o nosso tempo, mensurando os resultados, apontando oportunidades. Encare a tecnologia como uma amiga disposta a ajudar.
Incentive novos projetos – a criatividade é uma ótima ferramenta para a inovação, mas se não for possível de comprová-la na prática, de nada adianta ser criativo. Toda ideia inovadora deve gerar um projeto para que o idealizado passe a ser concreto.
Como aplicar os resultados da inovação?
Ideias novas "bombando", criatividade a mil, capacitações em dia. Tudo isso é maravilhoso e imprescindível para a sua academia. Mas, para garantir o sucesso da cultura de inovação é preciso um pouco mais. Como dito anteriormente, nada disso dará certo sem um bom planejamento. Você precisa criar um planejamento estratégico! É nele que será definido os recursos financeiros, as metas, os processos, as pessoas envolvidas. Enfim, todas as informações necessárias para tirar as ideias inovadoras do papel.
Como fazer isso? Quer mais uma dica?
Você já ouviu falar na ferramenta 5W2H? Esta é uma ferramenta de gestão muito utilizada nos processos de inovação de várias empresas de sucesso. Independentemente do tipo de negócio, esse recurso é benéfico. Para isso, basta responder as 7 perguntas abaixo:
What: O que fazer?
Where: Onde a ação será feita e qual sua abrangência?
Why: Por que fazer? Quais serão os benefícios dessa inovação em curto e longo prazo para o seu negócio?
When: Quando a inovação será colocada em prática?
Who: Quem será o responsável pelo desenvolvimento de cada etapa?
How: Como esse processo será realizado e implementado?
How Much: Qual o recurso necessário para investir nessa ação?
Ficou interessado(a) pelo assunto? Quer saber mais sobre cultura de inovação? Então, continue seguindo o nosso blog e saiba mais sobre esse e outros assuntos ligados a gestão.



Comentários