top of page

Gestor, qual o seu estilo de liderança?

Antes de definirmos qual o estilo, precisamos definir o que é liderança. De acordo com o dicionário online, liderança é “espírito de chefia; autoridade, ascendência”.



Chefia? Autoridade? Definições que soam pesadas, não é mesmo? Mas, liderança não precisa ter esse peso, pode ser algo leve e positivo. Liderança pode ser também a arte de comandar pessoas, atraindo seguidores e influenciando de forma positiva mentalidades e comportamentos. Mais leve, né?


De tanto se falar sobre o assunto, parece que liderança é um tema atual, mas desde sempre essa temática despertou o interesse de alguns estudiosos. De acordo com Bernard Bass, estudioso americano sobre liderança e comportamento organizacional, “desde sua infância, o estudo da história tem sido o estudo dos líderes – o quê e por que eles fizeram o que fizeram”.


Com isso, é evidente que liderar não é tarefa fácil, ainda mais nos dias atuais, com tanta informação disponível, com tantas cobranças diárias.


Agora, se este é o seu desejo? Se você quer ser um líder, saiba que há um caminho tortuoso para trilhar, mas que no final trará crescimento e grandes resultados, tanto para a sua vida pessoal como na vida profissional


Tipos de liderança


Bem, agora que entendemos sobre os possíveis conceitos de liderança, vamos aprofundar um pouco mais sobre o assunto. De acordo com especialistas, pode-se dividir liderança em 3 tipos: autocrático, o democrático e o liberal. O que vai diferenciar serão as características e particularidades de cada tipo. Reconhecer o perfil de ada tipo já é um grande passo para identificar qual deles você se encaixa.


1) Autocrático – é o perfil centralizador. As principais decisões são tomadas pelo líder sem considerar a opinião da equipe.

2) Democrático – inclui a equipe em todas as decisões.

3) Liberal – todas as decisões ficam nas mãos da equipe.


Como tudo na vida, existem pontos positivos e negativos nesses tipos de liderança. O ideal é buscar o equilíbrio, ponto bastante complicado de pôr em prática. Centralizar todas as decisões não é legal, pode gerar insatisfações na equipe e sobrecarga no líder. Incluir a equipe em todos os momentos decisivos pode confundir a equipe com relação a hierarquia e, se abster do papel de líder e deixar as responsabilidades e decisões a critério da equipe pode trazer questionamentos a respeito da necessidade de um líder, já que a equipe funciona sozinha.


Enfim, viu como liderar não é tão simples? Mas, fique tranquilo! Existem estratégias e dicas para que essa tarefa seja mais leve e proveitosa.


Lembra do estudioso Bernard Bass citado anteriormente? Ele aprofundou o conceito introduzido por James MacGregor Burns sobre liderança transformacional. De acordo com Bass, (1990) liderança transformacional pode ser definida com base no impacto que tem sobre os liderados. Os líderes transformacionais adquirem confiança, respeito e admiração de seus liderados.


“Um líder lidera pelo exemplo, não pela força” – Sun Tzu


Sendo assim, um verdadeiro líder tem uma grande responsabilidade além da sua função. O verdadeiro líder é também responsável pela sua equipe. Bass (1990) defende a ideia de que através de treinamento, gerentes podem aprender técnicas para obter as qualidades que precisam para se tornarem líderes transformacionais.


“Ao olharmos para o próximo século, os líderes serão aqueles que empoderam os outros” – Bill Gates


Abaixo, as principais características do líder transformacional.


Carisma - Promove uma visão e um senso de missão, estimula o orgulho, ganha respeito e confiança.


Inspiração - Comunica altas expectativas, utiliza símbolos para focar os esforços, expressa importantes objetivos de maneira simples.


Estimulação intelectual - Promove a inteligência, racionalidade e a resolução cuidadosa de problemas


Consideração individualizada - Dá atenção pessoal, trata cada empregado individualmente, acompanha e aconselha.


Concluindo...


Agora que você conhece os tipos de liderança e suas características, fica mais fácil definir o seu estilo de líder e, se não estiver satisfeito com ele, você já sabe quais são as outras opções.


Para finalizar, é preciso deixar claro que não há certo ou errado e, sim, o perfil mais adequado para as necessidades da sua empresa.


Quer saber mais sobre liderança? Então, continue seguindo o nosso blog!!!!



REFERÊNCIAS

BASS, B. M. & AVOLIO, B. J. The implications of transactional and transformational leadership for individual, team, and organizational development. Research in Organizational Change and Development, 4, 231- 272, 19

 
 
 

Comentários


  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©magnoslima.com.br  Todos os direitos reservados.

bottom of page