GESTOR, MANTENHA DISTÂNCIA DA SUA ACADEMIA!
- Marketing Plation

- 6 de ago. de 2021
- 3 min de leitura
É isso mesmo que você leu. Mas, fique tranquilo, essa distância é benéfica e lucrativa.
Por acaso, você já ouviu falar em visão sistêmica? Acredito que muitas pessoas desejam ter uma visão mais sistêmica, seja na vida pessoal ou profissional.

A capacidade de ver “o todo” passou a ser uma competência muito requisitada no mundo corporativo. Muitas vezes, não conseguimos ver com um olhar mais amplo, para além das pequenas movimentações diárias e que sugam o nosso tempo, que são limitadoras.
O bom é que é possível desenvolver a visão, torná-la mais amplificada capaz de perceber o todo e não apenas uma parte do sistema. Conseguir perceber o todo é muito mais importante do que olhar as partes. Afinal, tudo faz parte de um sistema, tudo está interligado mesmo que não consigamos enxergar.
Você já tocou em uma teia de aranha? Já percebeu que é impossível tocar em uma parte sem mexer com o todo? Isto é um sistema.
Sem o pensamento sistêmico, a semente da visão cai em solo estéril.
(Peter Senge)
AFINAL, O QUE É TER UMA VISÃO SISTÊMICA?
Ter uma visão sistêmica é ser capaz de ver o cenário completo, com todas as suas partes e ligações. É como olhar para a sua academia e conseguir ver e conhecer todos os setores desde a recepção até o financeiro.
Um bom gestor deve ser capaz de ver o todo, compreender todas as relações existentes dentro da academia, os ambientes internos e externos, as pessoas, os clientes, os processos.

Imagem: “O contexto importa” - Christophe Vorlet
POR QUE TER UMA VISÃO SISTÊMICA?
Gestor, se você busca excelência, resultados duradouros e consistentes, você precisar ter uma visão sistêmica.
É preciso olhar para além do óbvio, do que é visto por todos. Somente assim, é possível fazer planos a médio e longo prazo, criar metas, projetos e tomar decisões mais assertivas.
COMO DESENVOLVER UMA VISÃO SISTÊMICA?
Bom, se você não nasceu com esta competência, o negócio é arregaçar as mangas e partir para o trabalho.
Separamos alguns itens importantes para que você inicie a sua jornada em busca da visão.
· Conheça a sua academia. Quando falamos em “conhecer”, falamos em não restringir o conhecimento somente a sua função. Converse com seus colaboradores, conheça cada papel dentro da academia, o que cada um faz, os pontos fortes, os fracos, melhorias e ameaças.
· Saiba como funciona cada setor. Parece muito trabalho? Mas, gerir é realmente trabalhoso. Como dito no item anterior, conheça cada setor profundamente, nos detalhes.
· Entenda os fluxos dos processos. Ou seja, a ligação existente entre cada processo, como eles acontecem, as pessoas envolvidas, como iniciam, como finalizam, quais os problemas.
Nossa, muita coisa, não é mesmo? Calma, para tudo há uma solução e uma ferramenta para ajudar no processo. Para facilitar a caminhada rumo à visão geral da sua academia, indicamos uma ferramenta muito utilizada para analisar a sua academia como um todo, explicitando os pontos fortes, os pontos fracos, as melhorias e as ameaças. É a ANÁLISE SWOT.
Com o resultado dessa ferramenta, fica mais fácil elaborar um bom plano de ação, aumentando consideravelmente as chances de sucesso, pois analisa a sua empresa sob diversas perspectivas, de maneira simples, objetiva e propositiva.
FERRAMENTA – ANÁLISE SWOT.
A Análise SWOT pode ser utilizada de diversas maneiras, pode-se empregá-la como uma ferramenta de autoconhecimento (nesse caso, um conhecimento mais aprofundado em relação à academia), de análise do contexto e também como um guia para definir um plano de ação.

SWOT é uma sigla em inglês, definida da seguinte forma: dos
Strengths (pontos fortes);
Weaknesses (pontos fracos);
Opportunities (oportunidades);
Threats (ameaças).
IMPORTANTE: Os pontos fortes e fracos, geralmente, estão DENTRO da própria empresa, enquanto as oportunidades e as ameaças, têm origem FORA da empresa.
COMO USAR A FERRAMENTA SWOT?
O uso da fermenta é bem simples. O mais difícil é identificar os pontos fortes, fracos, as oportunidades e ameaças. Para que o resultado seja real, é preciso ser verdadeiros nas respostas. Por vezes, há um certo otimismo nas respostas, o que pode alterar o resultado. Para que isso não ocorra, valide as respostas com alguém de confiança que conheça você e a academia.
Mas, não basta apenas responder às questões, é preciso refletir, analisar, buscar soluções, ou seja, é preciso AGIR. O que será feito em relação às ameaças, aos pontos negativos? Como melhor aproveitar os pontos positivos? Nesta etapa, o ideal é um plano de ação bem elaborado, tanto para o ataque quanto para a defesa da sua academia.
CONCLUINDO...
E então, gestor?! Ficou interessado em desenvolver a sua visão sistêmica? Viu como esta competência é importante para o sucesso da sua academia?
Este artigo apenas pincelou sobre este assunto, o tema é muito interessante e traz muitos benefícios, tanto para a vida profissional quanto para a pessoal.
Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco.



Comentários