top of page

Líder: como desenvolver a sua inteligência emocional?

Como andam as suas emoções? Você já parou para analisá-las? Você consegue lidar com elas tranquilamente? Saiba que elas são a chave para o desenvolvimento da inteligência emocional.


Muito comentada, porém pouco explicada, a inteligência emocional é um ponto a ser desenvolvido para se alcançar o sucesso profissional.


Caso não tenha ouvido falar sobre este conceito, fique tranquilo. Nas próximas linhas você saberá o que isto significa para o seu crescimento pessoal e, consequentemente, da sua academia.


O que é inteligência emocional?

Inteligência emocional é a capacidade de administrar as próprias emoções, além de perceber as emoções dos outros para a construção de relações saudáveis.


Segundo Daniel Goleman, inteligência emocional é:


“a capacidade de identificar nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e gerirmos os impulsos dentro de

nós e em nossos relacionamentos”.


Assim, conceituando parece algo fácil, mas na prática as reações mudam de pessoa para a pessoa e saber controlar e agir de maneira acertada não é tarefa nada fácil. O lado bom é que existem estudos e ferramentas para auxiliar no desenvolvimento desta habilidade, tão importante na gestão de equipes de academias.


Antes de passarmos para as questões mais objetivas sobre o tema, é preciso conhecer os pilares norteadores da inteligência emocional.





Os 5 pilares da inteligência emocional


Entender os 5 pilares da inteligência emocional é o primeiro passo para colocá-la em prática.


Daniel Goleman, psicólogo, jornalista, escritor e PhD em Harvard é autor de 02 “best sellers” super conceituados sobre o assunto: “Inteligência Emocional” e “Emoções Destrutivas e Como Dominá-las: um Diálogo com o Dalai Lama”.

Goleman definiu os 5 principais pilares da inteligência emocional que todos precisam ter em mente se desejam desenvolvê-la e praticá-la no trabalho ou na vida pessoal.

1. Reconhecer as emoções

Observe as suas emoções, como você reage diante dos problemas diários na sua academia ou situações mais complicadas. Reconhecer suas emoções, ter clareza sobre o que está sentindo irá ajudar e muito no controle.

2. Controlar as emoções

Mais do que reconhecer, você precisa controlar as emoções. Em momentos de discussões, de raiva e de medo, costumamos agir impulsivamente. É nestes momentos que precisamos parar, respirar e, principalmente, controlar as atitudes. É equilibrar para colocar a emoção no lugar certo. Você consegue controlar as emoções quando adverte um dos seus colaboradores?

3. Automotivação

Isso mesmo, a motivação não é algo externo a nós, bem pelo contrário. A motivação precisa partir de nós, ou seja, ela tem de vir de dentro. Como anda a sua automotivação? E da sua equipe? Sua equipe consegue se automotivar e atuar com empolgação na sua academia?

É normal nos sentirmos desmotivados em alguns momentos, mas não podemos desistir no primeiro obstáculo. Buscar automotivação faz parte do processo de desenvolvimento da inteligência emocional. Seus alunos agradecem!


4. Empatia

Outra palavrinha muito presente atualmente. Ser empático é uma habilidade extremamente importante, pois nos faz perceber o outro, nos coloca no lugar do outro. Embora difícil, a empatia facilita as relações, torna ela mais pacífica e sensível. Atentar para as necessidades dos nossos alunos e colaboradores, perceber as suas dores pode ser um diferencial da sua academia.

5. Habilidades interpessoais

Enfim, chegamos no último pilar. Se você conseguir colocar em prática os 4 pilares anteriores, o 5º será apenas uma consequência. Quando aprendemos a nos relacionar saudavelmente, tudo se torna mais fácil. As relações são amigáveis, o ambiente fica mais leve e saudável e o equilíbrio predomina nas ações. Manter relações interpessoais dentro e fora da academia é uma boa alternativa.


Por que desenvolver a inteligência emocional?


Atualmente, as grandes e pequenas academias lidam o tempo todo com desafios. Cumprir metas, prazos, fazer planejamentos, definir ações, organizar reuniões, solucionar problemas, lidar com a falta de tempo e com a pressão constante fazem parte da rotina de qualquer academia, independente do porte. Para enfrentar esta rotina estressante nada melhor do que manter a calma e o controle emocional.


Segundo uma pesquisa realizada pela Isma-BR, representante brasileira da International Stress Management Association, a cada 10 brasileiros, 9 apresentam sintomas de ansiedade e depressão.


Como não pirar neste contexto estressante? Uma das alternativas é o desenvolvimento da inteligência emocional. Ela permite ao indivíduo tomar decisões acertadas sem a interferência das emoções, que por vezes, atrapalham o discernimento.


Além disso, um estudo recente da Capgemini Research Institute informou que a procura por colaboradores com forte inteligência emocional deverá ser, pelo menos, 6 vezes maior nos próximo 5 anos.



Competências da inteligência emocional


Se desenvolver a inteligência emocional é fator decisivo na hora de contratar novos colaboradores para a sua academia, é preciso saber, então, quais competências são necessárias para se atingir um alto nível em IE.


· Autocontrole;

· Otimismo;

· Adaptabilidade;

· Liderança;

· Gestão de conflitos;

· Empatia;

· Resiliência;

· Trabalho em equipe;

· Gratidão.


Qual a relação entre inteligência emocional e liderança?


Um bom líder precisa se relacionar muito bem com a equipe de trabalho. E sabemos que construir bons relacionamentos é um trabalho diário. É na construção dessa relação que entra a inteligência emocional e suas especificidades.


A empatia, o ouvir com atenção, entender o que o outro está sentindo, são atitudes básicas de um bom líder. Ao interagir, verdadeiramente, com a equipe, demonstrando preocupação e respeito por cada colaborador, as relações vão fluir positivamente e, a engrenagem passa a funcionar automaticamente.



Concluindo


É inevitável que tenhamos desafios ou problemas para resolver dentro da academia. Isto faz parte do nosso cotidiano, é inevitável. O que não podemos é desistir de buscar as soluções mais assertivas para o momento.


A inteligência emocional é uma alternativa maravilhosa para diminuir as dificuldades, os ruídos da comunicação, além de depender apenas da nossa vontade de crescer emocionalmente.


Agora, nos conte! Quais competências você possui? Quais precisa desenvolver mais?


Estou aqui esperando o seu contato para te ajudar nisso. Envie WhatsApp agora:


Comentários


  • LinkedIn - Círculo Branco
  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle

©magnoslima.com.br  Todos os direitos reservados.

bottom of page